Tempo de leitura: 2 minutos

Decorar a casa gastando pouco é um dos maiores desafios para quem deseja repaginar o lar com um toque de personalidade em cada espaço.

Se você decidiu que é a hora de reformar, o primeiro passo é fazer um planejamento de gastos para garantir que o projeto de decoração saia do papel sem pesar no orçamento e que suas ideias se concretizem em cada cantinho do lar.

Para ajudá-lo nessa missão, reunimos 4 dicas para personalizar seu imóvel com praticidade, economia e muita criatividade. Confira!

1. Aposte nos papéis de parede para decorar a casa gastando pouco

Ao decorar ou redecorar a casa, muita gente investe em uma nova cartela de cores e acaba gastando muito e não apenas com a pintura, mas também na mão de obra. Mas existe outra opção mais simples, prática e econômica para transforma o visual do seu lar: o papel de parede.

Com uma vasta gama de formatos, materiais e tonalidades, ele dá uma nova cara aos ambientes neutros e também ajuda a disfarçar possíveis imperfeições na parede. Além disso, pode facilmente ser utilizado para simular revestimentos de tijolo aparente e madeira que dão um toque de modernidade a qualquer espaço.

2. Invista em materiais reutilizados

Além de proporcionar economia no orçamento, incluir materiais reutilizados na decoração traz criatividade e personalidade ao ambiente. Essa é uma grande tendência entre quem busca aplicar sustentabilidade a ideias feitas à mão.

Você pode utilizar, por exemplo, transformar caixotes, carretéis e pallets em bases para sofás e camas, mesas, bancos, aparadores e prateleiras. Para isso, basta aplicar uma camada de verniz na estrutura do material e depois pintá-lo como preferir, mesclando tonalidades ou mantendo o monocromático.

3. Dê importância à iluminação

iluminação é outro ponto fundamental na decoração, mas costuma ser deixado de lado quando repensamos o espaço físico e estético do imóvel. Quando bem planejada, é capaz de transformar qualquer cômodo, ampliando visualmente o espaço e causando sensação de conforto e aconchego em ambientes como a sala de estar, os quartos e até a cozinha.

Além disso, você pode usá-la para realçar a cor da parede, os móveis ou outros itens decorativos. Mas é importante que as lâmpadas usadas sejam de LED, que consomem menos energia elétrica, não emitem calor – influenciando diretamente no clima do recinto – nem raios UV e IF.

As lâmpadas de LED também têm maior durabilidade e agridem menos o meio ambiente em relação aos outros modelos disponíveis no mercado. Valem a pena para decorar a casa gastando pouco.

4. Use quadros e pôsteres

Se você preferir optar por outra solução além do papel de parede para quebrar a monotonia da decoração, uma boa alternativa é o uso de quadros e pôsteres.

Afinal, você pode fazer diferentes composições, usar molduras assimétricas, optar por harmonização entre imagens black & white ou ilustrações e por aí vai. Aqui, a criatividade é o principal fator para criar interação entre os quadros e os espaços onde eles estarão, transmitindo estilo e bom gosto.

Gostou das nossas sugestões? Com elas, você vai decorar a casa gastando pouco sem abrir mão do conforto, estilo e economia que o seu lar merece. Aposte na criatividade!

E se você se interessou pela decoração com lâmpadas de LED, conheça aqui as principais vantagens dessa alternativa.