Aprender como instalar lâmpadas de LED sozinho? ✔
Comprar os produtos necessários? ✔
Animação para instalar o produto? ✔
Cálculo de iluminação LED por metro quadrado? Opa, peraí, como eu faço isso?!
Parece complicado, mas não é! Siga a leitura e aprenda como é simples e prático saber como calcular quantidade de lâmpadas por metro quadrado, qual o cálculo de iluminação LED por metro quadrado, cálculo de quantidade de lâmpadas, como calcular o consumo de uma lâmpada, como calcular a quantidade de lâmpadas LED em um ambiente, quantidade lâmpada m² e quantas lâmpadas usar em cada ambiente! Vem comigo!
A importância do cálculo de iluminação LED por metro quadrado.
A análise luminotécnica é parte importante de qualquer obra ou projeto arquitetônico. A iluminação é um fator que sofre muita influência pelo tipo de atividade que se pretende exercer no local. A partir do uso daquele ambiente, será possível definir a quantidade de luz adequada para o mesmo.
Errar o cálculo da quantidade de lâmpadas por m² pode ser prejudicial para a usabilidade do ambiente, impedindo que os moradores utilizem o espaço de forma confortável. Por exemplo, cômodos utilizados para estudar, cozinhar ou ler não podem correr o risco de ficarem com pouca iluminação, não é mesmo?!
Quantas lâmpadas usar em cada ambiente?
Cada espaço possui características próprias, a iluminação adequada do espaço tem a capacidade de deixar o local mais confortável, útil e aconchegante. Iluminação é uma questão de gosto, mas também bom senso e utilidade.
Saber calcular a quantidade ideal de lâmpadas é necessário para que seu ambiente fique iluminado da forma correta, no entanto, apesar desse cálculo ser fundamental para a utilidade do ambiente, não deve ser o único fator decisivo. Existem outras variáveis as quais devem ser levadas em consideração, como, por exemplo:
- A quantidade de luz natural existente;
- A cor da parede e revestimentos;
- Altura do pé direito do cômodo;
- A experiência que você deseja criar no local.
Unidades de Iluminação
Antes de aprender como calcular quantidade de lâmpadas por metro quadrado, é necessário que você saiba a diferença entre as unidades de iluminação. A medida da quantidade de luz ou quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado chama-se “lux (lx)”. A unidade de medida do fluxo luminoso ou da capacidade de iluminação de uma lâmpada chama-se “lúmen (lm)’. Cada 1 lux equivale a 1 lúmen por m².
Etapas de cálculo de iluminação LED por metro quadrado
Afinal, como calcular quantidade de lâmpadas por metro quadrado? Para facilitar o entendimento, o processo foi dividido em 4 etapas. Não se esqueça de pegar a sua calculadora, irá auxiliar você!
1ª etapa: qual o tamanho do ambiente em m²?
- Caso você ainda não tenha essa informação, pegue uma fita métrica e faça a medição do local. Por exemplo, se o cômodo for um banheiro de 4 m x 4 m, multiplique ambos os números e você terá a medida de 16 m².
2ª etapa: no ambiente que você deseja instalar as lâmpadas, qual a quantidade de lúmens necessário?
- A NBR 5413 fornece variadas tabelas sobre a quantidade de iluminação ideal em interiores, essas informações podem auxiliar você nesta etapa. Alguns exemplos (adaptados) são:
- Banheiro/Lavabo: 150lx
- Cozinha: 150lx
- Escritório/Sala de Estudos: 500lx
- Sala de Estar/Sala de Jantar: 500lx
- Corredor de Entrada: 100lx
3ª etapa: qual a quantidade de lúmens o ambiente precisa?
- Para saber qual a quantidade de iluminação necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413).
Seguindo o exemplo do banheiro de 16 m²: utilize a informação presente na tabela (150 lx) e multiplique pelo tamanho do cômodo.
16 (m²) x 150 (lx) = 2400
Portanto, 2400 lx é a quantidade de iluminação necessária para o local.
4ª etapa: cálculo de quantidade de lâmpadas
- É importante conhecer a intensidade de luz emitida pela lâmpada escolhida. O número de lúmens que uma lâmpada atinge é, geralmente, rotulado na sua embalagem. Abaixo você pode verificar alguns exemplos de lúmens (lm) | watts (W), em relação aos modelos de lâmpadas LED:
- 270lm | 3W
- 450lm | 6-9W
- 800lm | 8-12W
- 1100lm | 13-15W
- 2600lm | 25-28W
Seguindo o mesmo exemplo anterior: se você precisa de 2400 lx, divida este valor pela quantidade de lúmens que você deseja. Por exemplo, se você irá comprar lâmpadas de 450 lm:
2400 (lx) ÷ 450 (lm)= 5,33
Você deverá instalar, aproximadamente, 5 lâmpadas de 450 lúmens no banheiro.
Como calcular o consumo de uma lâmpada?
Para verificar a informação, você deve confirmar a quantidade de watts (W) da lâmpada, logo multiplicar o número pela quantidade de dias e horas que ela fica ligada.
Por exemplo, uma lâmpada de 80 Watts (W), que fica ligada 8 horas por dia durante 30 dias.
80 (W) x 8 (horas) x 30 (dias) = 19.200
A lâmpada resultará em um consumo de energia de 19.200W/h.
E aí, você aprendeu como calcular a quantidade de lâmpadas LED em um ambiente e como calcular o consumo de uma lâmpada? Conta pra gente! E não se esqueça de conferir os modelos de LED disponíveis no site da Iluminim.
Bom dia.
Estou perdido na iluminação do meu apartamento, principalmente em tipos de spot
Olá, Aloisio!
Você pode escolher conforme sua preferência!
Indicamos Plafon como iluminação central e o Spot embutido para complementar a iluminação 🙂
Ficamos à disposição para dúvidas
Porque ainda fazer menção à norma NBR 5413 se ela foi abolida em 1993 (28 anos), Sua maneira prática de cálculo de lâmpadas desconsidera uma série de fatores e só serve para iluminação direta, uniformemente distribuída, sem depreciação e efeito da reflexão do teto, paredes e tipo de luminária. E ao arredondar o número de lâmpadas deve ser sempre “para cima” (apesar da norma NBR-5891, neste caso, nunca de 5,33 para 5 e, sim, de 5,33 para 6), pois as normas observam o mínimo de iluminação logo arredondando “para baixo” não estaria atendendo-as.
Olá, Cassiano!
Ah agradecemos sua contribuição! 🙂
Ficamos à disposição!!