“O que não vemos é o mais importante”, sabe aquela frase típica de textos românticos ou poesias?! Pois ela é totalmente aplicável a sua obra, sabia? Porque, exatamente, aquilo que não está à vista dos olhos costuma ser muito importante e, geralmente, essencial ao projeto! Quando falamos sobre iluminação, vem a nossa mente as lâmpadas led, os bulbos, os soquetes, mas, às vezes, esquecemos daquilo que “faz acontecer”: os cabos de energia! Para entender sobre fios elétricos, é preciso, antes de tudo, conhecer os seus componentes. No texto de hoje, vamos tentar explicar para você um pouco mais sobre fiação elétrica. Você sabe a diferença entre fio e cabos elétricos? Você sabe por quê alguns cabos são coloridos e outros não? Então segue a leitura, porque hoje você vai tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá?

O que são cabos de energia?

Cabos elétricosFios elétricos e cabos elétricos são condutores elétricos, o nome diferente de ambos se dá devido ao fato de suas composições internas. No entanto, os dois possuem as mesmas finalidades e características, isto é, a condução de corrente elétrica. 

Os fios e os cabos, também chamados de condutores elétricos, são os responsáveis pela condução e distribuição de energia elétrica. Os fios são formados por apenas um filamento metálico e rígido. Já os cabos são compostos por vários fios torcidos e entrelaçados e, além disso, são mais flexíveis. 

Outro ponto de atenção na fiação elétrica são as seções nominais. Popularmente conhecidas como bitolas, elas se referem ao diâmetro de um fio elétrico, ou seja, a sua espessura. Caso a bitola utilizada for inferior ao tamanho ideal, o sistema elétrico pode ficar sobrecarregado, ocasionando aquecimento de fios e cabos e, consequentemente, um incêndio.

Um cabo condutor…

cabos de energia É formado por diferentes fios condutores conectados entre si. Isso faz com que torne o cabo flexível e suporte dobragens sem quebrar facilmente. Por esse motivos, costumam ser utilizados na ligação entre duas partes de um circuito, o qual pode mudar de posição, ficando submetidos a esforços de dobragem. 

Normas técnicas e classificação

cabos elétricosOs condutores elétricos são classificados de acordo com a norma técnica NBR NM 280 (2011), a qual define a categoria de condutores elétricos. Os fios apresentam apenas um condutor sólido enquanto os cabos são compostos por vários condutores menores de acordo com sua classe. Ambos podem ser feitos de cobre ou de alumínio, pois estes são metais com excelentes características condutoras de eletricidade. 

Outra norma técnica importante é a a NBR-5410, a qual estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão. Seguindo as regras e informações técnicas, tornamos o ambiente mais seguro, não se esqueça! 

Cores na Rede Elétrica

cabos elétricos

Você já se perguntou por que alguns cabos são coloridos e outros não? Então, não é mágica, criatividade ou resultado de bom gosto. A razão pode ser explicada em duas palavras: segurança e praticidade. 

Muitas vezes, nós temos mais de um circuito no ambiente, correto? Então, se você tiver fios e cabos com funções diferentes, mas cores iguais, como você saberá qual é qual? Por isso, separe os fios e converse com quem for realizar a instalação elétrica do local.

Sobre as cores dos fios e cabos elétricos, existem informações em norma padrão para evitar confusões Segue um breve resumo para você:

  • Fio Neutro: azul claro 
  • Fio Terra: verde ou verde com amarelo
  • Fio Fase: as cores mais utilizadas para determinar o fio fase são preto, branco e vermelho, no entanto, este fio pode ser identificado com todas as outras cores, desde que não seja uma das mencionadas acima (azul claro, verde ou amarelo com verde).

Tipos de cabos de energia e fios elétricos

fio elétricoPara o seu projeto luminotécnico, é necessário saber sobre os diferentes tipos de fios e cabos elétricos. A melhor pessoa para explicar as características técnicas de cada um é o profissional responsável pela obra, mas também citamos para você os principais tipos:

  • Fio sólido 
  • Cabo Flexível e cabo rígido
  • Cabos PP
  • Cabos paralelos

Cabo Elétrico 10 mm

cabos elétricosO cabo elétrico 10mm é flexível e suporta tensão máxima de 750V. É útil para instalações em circuitos elétricos, devido a sua alta resistência. No entanto, devido a sua pouca flexibilidade costuma ser utilizado em sistemas de iluminação, tomadas, chuveiros e instalações mais simples, os quais não exigem flexibilidade do fio. Não deve ser dobrado porque o fio pode se partir e causar a interrupção da corrente elétrica que alimenta a instalação projetada.

Fio de Led

fio de energiaDiodo Emissor de Luz, popularmente conhecido como LED, é um componente eletrônico que converte energia elétrica diretamente em luz. O fio de led pode fazer parte da sua fiação elétrica e pode ser  utilizado em áreas externas e internas.

Fios e cabos de alumínio

fio de energia Os fios e cabos de alumínio costumam ser mais utilizados para alta temperatura e linhas de alta tensão. Dificilmente, serão usados em obras residenciais, por exemplo. Para esse tipo de obra, costuma-se utilizar os fios e cabos feitos em cobre.

E aí, o texto ajudou?!

A parte de fiação elétrica pode ser um grande mistério para muita gente, não é mesmo? A gente espera que as dicas do texto ajudem você no seu projeto luminotécnico! Se você estiver procurando por fios e cabos elétricos, confira o site da Iluminim. Lá temos as melhores ofertas para você!