Tempo de leitura: 3 minutos

Sua sala de televisão está precisando de um destaque a mais? Então aí vai uma dica para trazer sofisticação e modernidade para o ambiente: usar a fita de LED na TV. Esse acessório, que faz a luz surgir por trás do aparelho, dá um efeito todo especial à iluminação, acrescentando charme para a sua sala e transformar a decoração do espaço.

Ficou curioso e quer aprender como colocar fita de led na TV? Veja as dicas que listamos abaixo!

Compre a fita no tamanho certo

As fitas de LED são vendidas por metro. Então, para comprar o tamanho certo, tire as medidas da televisão. Depois é hora de escolher a cor. Em salas, uma boa ideia é usar a cor branco neutra ou quente, que garantem um aspecto mais aconchegante e sofisticado.

No entanto, se a sua TV ficar em uma sala de jogos ou na área de lazer, por exemplo, você pode ousar e usar uma fita colorida vermelha, verde ou azul, ou ainda a RGB, que vem com um controle para trocar a cor e oferece até 16 tons.

Escolha um kit completo de fita de LED

Ao comprar o kit completo, você garante um conjunto que já vem com a fonte e com as emendas. Caso compre os itens separados ou vá utilizar um pedaço de fita de LED que você já tem em casa, lembre-se que será preciso comprar também uma fonte 12V e emendas.

Faça a instalação da fita

O próximo passo é fazer a instalação da fita. Basicamente, o que você precisa fazer é ligar a fonte. Muita atenção nessa hora, pois os fios vermelhos devem ser ligados no positivo e os pretos no negativo. Depois, é só conectar a fonte. Atente-se também para o fato de que a sua fita precisará ser ligada em uma tomada.

Cole a fita de LED na TV

Uma boa ideia é comprar sua fita de LED já com a dupla-face, que vai facilitar na hora de fixá-la no aparelho. Se você optou por um modelo que não vem com o adesivo na parte de trás, será necessário colar uma dupla-face de boa qualidade.

Vale lembrar que, apesar de os LEDs não esquentarem, alguns aparelhos de televisão produzem um pouco de calor. Logo, se o material de colagem não for de boa qualidade, sua fita luminosa pode cair.

O local ideal para colar o LED depende do efeito que você deseja. Se quiser algo com bastante destaque, fixe bem próximo às bordas da TV. Caso queira algo mais discreto, cole mais próximo do centro do aparelho.

Depois decolar, corte a sua fita de LED em um dos pontos indicados no próprio material. Geralmente há uma linha pontilhada nos locais corretos para cortar.

Outras formas de usar a fita de LED na sala de TV

Se você não quer fazer uma iluminação direta no seu aparelho televisor, que tal usá-la no seu rack? Por serem práticas, as fitas de LED são muito usadas para iluminar nichos ou vãos entre móveis e paredes. Dessa forma, elas ajudam a ampliar visualmente o espaço, além de conferir um aspecto sofisticado e moderno à decoração.

Outro ponto positivo é o preço. Para se ter uma ideia, 5 metros de fita branca custam entre R$ 20 e R$ 30, sendo que com essa quantia você conseguirá fazer diversas decorações.

Como você viu, o processo de como colocar fita de led na TV é bastante simples e prático. O resultado, no entanto, é encantador. Gostou da ideia e quer colocar em prática na sua casa? Conte pra gente aqui nos comentários!