Tempo de leitura: 7 minutos

O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano. Nesse período, organizamos deliciosas ceias e decoramos a nossa casa para receber os entes queridos e celebrar os votos de prosperidade.

Para que essa recepção seja realmente encantadora, alguns detalhes do visual podem fazer toda a diferença — como a iluminação de Natal! Sempre presentes nessas festas, as luzes conseguem valorizar o ambiente, provocando uma sensação mista de aconchego e euforia.

Está pensando em sair do óbvio e criar uma composição encantadora? Selecionamos algumas dicas originais para você caprichar na iluminação de Natal. Confira!

Modernize o visual com garrafas de vidro para a iluminação de Natal

Um dos grandes truques para quem busca inovar na decoração é reutilizar peças já existentes e que não têm tanta utilidade. Esse é o caso das jarras e garrafas de vidro, que normalmente acabam indo para o lixo.

Muito acessíveis, esses objetos podem se transformar em charmosas luminárias. Para isso, lave bem a peça e retire o rótulo (se houver). Em seguida, preencha toda a parte interna com mangueiras de LED.

Lúdico, esse objeto decorativo pode ser usado em mesas laterais, racks e aparadores, proporcionando uma atmosfera cheia de estilo e aconchegante para moradores e convidados.

Inclua luzes nas guirlandas

Como você já sabe, a guirlanda é um item indispensável na decoração de fim de ano. Muito tradicional, esse elemento pode ser montado com ramos de pinheiros, flores, pinhas, bolas vermelhas ou imagens do Papai Noel.

Representando a sorte e o espírito da época, a guirlanda é utilizada nas portas de entrada das casas, como uma espécie de boas-vindas aos visitantes.

Para modernizar o seu acessório, que tal incrementar a composição incluindo luzes entrelaçadas? Nesse caso, inove a produção utilizando fitas e fios de LED. O resultado será surpreendente!

Monte uma árvore de Natal só com luzes

A tradição de montar a árvore de Natal vem de séculos atrás. E até hoje, muitas pessoas ainda usam os mesmos ornamentos todos os anos, com a finalidade de transmitir os costumes de geração para geração.

Contudo, nos últimos tempos, esse elemento ganhou novos acessórios e um toque mais contemporâneo e original. Um bom exemplo foi o surgimento de opções conhecidas como de “low cost” (baixo custo). Basicamente, são modelos destinados a quem não tem espaço suficiente para montar uma árvore tradicional ou que também desejam economizar na produção.

A figura da árvore é desenhada na parede e incrementada com luzes natalinas. Para isso, você poderá usar uma iluminação como a mangueira luminosa ou a fita de LED colorida. A vantagem é que poderá investir em diferentes formatos, tamanhos e cores, criando um efeito exclusivo para sua casa.

Espalhe luzes nos espaços internos

Engana-se quem imagina que a iluminação de Natal deve se limitar aos espaços de convivência. Já imaginou levar esse clima intimista para os dormitórios? Você tem uma cama com cabeceira? Ótimo! Uma boa ideia é aproveitar o espaço para colocar luzes na estrutura.

Se o seu modelo for vazado, a alternativa é entrelaçar as luzes ao redor do móvel. Além de charmoso, o seu quarto ganhará um toque mágico!

Outros locais interessantes para iluminar são os espelhos, escadas e a parte interna das janelas.

Em todos os casos, existe a possibilidade de utilizar fitas de LED ou lâmpadas RGB. Essas últimas, aliás, são bem versáteis, pois permitem a escolha de uma cor fixa ou transição de cores e diferentes efeitos. Quanto à tonalidade, escolha opções que combinem com os demais enfeites, deixando o ambiente mais harmônico e visualmente integrado.

Invista na iluminação exterior

Por último, dê atenção especial ao espaço externo. Seja um jardim, uma varanda ou até mesmo um terraço, é possível decorar essas áreas com muita sofisticação.

Para locais com gramado, alguns itens são capazes de criar um efeito incrível, como os espetos de luz para jardim. Com luzes coloridas, o produto reflete desenhos característicos dessa época e as crianças ficarão encantadas!

Já na fachada ou varanda, os refletores RGB são perfeitos para valorizar e destacar a sua residência. Utilize modelos com cores diferentes, como o verde e o vermelho, para produzir um visual natalino no espaço.

Crie caminhos iluminados

Uma estratégia bastante apreciada e que você pode adotar para a sua iluminação natalina é a criação de caminhos iluminados, seja com utilização de luzes neutras (branca e amarela) ou coloridas, além de pisca-piscas, sinalizadores, entre outros.

Os caminhos podem ser os já existentes, entre o acesso da casa à rua, ou criados para a época de Natal, como da entrada da casa para o presépio no quintal ou para a árvore iluminada para a ocasião. Use a criatividade para os caminhos e não esqueça de iluminá-los bem para evitar acidentes.

Insira outros elementos de decoração

Destacamos que a iluminação natalina é um elemento importante para a decoração de Natal na sua residência ou empreendimento. Entretanto, ela sozinha não é responsável pelo sucesso da empreitada. É importante que você insira outros elementos para que ela atinja um nível agradável de beleza.

Os elementos devem ser inseridos de acordo com a iluminação, pensados de forma conjunta, um destacando o outro, criando uma integração. Podemos citar duendes, renas e presépios como opções. Os elementos podem ser colocados tanto no interior da edificação quanto na área externa.

A iluminação desses objetos pode ser feita tanto com lâmpadas de cores neutras como coloridas, dependendo do projeto em questão e da sua criatividade!

Evite prejuízos com a sua iluminação de Natal

Tenha cuidado ao escolher o produto

A escolha do produto é um dos pontos que você precisa estar mais atento ao planejar a iluminação de Natal na sua casa ou empresa. De nada adianta a ideia ser maravilhosa, se os materiais não colaborarem — o resultado, inevitavelmente, será ruim.

Avalie tanto o fornecedor quanto o tipo de lâmpada que você usará na decoração. As LED, por exemplo, apresentam grande vantagem pois são mais econômicas, duram mais tempo e oferecem uma iluminação mais eficiente, além de não esquentarem nem produzirem calor como as concorrentes.

Fique de olho no consumo

O consumo da iluminação deve ser acompanhado diariamente, a fim de controlar os gastos que serão somados às despesas da sua casa ou empresa. Caso o consumo esteja muito elevado, vale a pena verificar se há algo de errado com a iluminação ou se ela está funcionando mais horas do que deveria.

Caso soluções simples, como deixar a iluminação ligada por menos tempo, ainda não mostrem resultados satisfatórios, sugerimos que você avalie a necessidade de substituição dos materiais por outros mais econômicos, como as lâmpadas de LED.

Faça uma instalação segura da rede elétrica

Aspectos técnicos também devem ser tidos como prioridade, como a instalação da rede elétrica de forma segura. Ela vai garantir tanto a segurança dos moradores ou usuários do espaço, como de eventuais visitantes.

Além disso, instalar a rede elétrica de forma eficaz, com o auxílio de profissionais capacitados para tal, aumenta a economia. Instalações de decorações natalinas feitas com displicência, por sua vez, acarretam em maiores gastos e ambientes mais perigosos para aqueles que utilizam o local.

Planeje a iluminação com antecedência

Assim como tudo na vida, planejar com antecedência fará com que você gaste menos nesse processo de iluminação natalina.

Se você deixar para organizar tudo às vésperas do Natal, certamente encontrará menos opções disponíveis e preços mais altos, devido à forte demanda pelas lâmpadas para decoração.

Organize toda a lista de compras ainda nos meses de outubro e novembro, assim como a mão de obra necessária para realizar a instalação elétrica, e não deixe tudo para a última hora — lembre-se de que a pressa é inimiga da perfeição.

Fique atento aos horários de funcionamento

Conforme dito anteriormente, algo que você deve levar em consideração para o consumo e economia de energia é avaliar o horário de funcionamento, ou seja, o tempo em que a iluminação natalina ficará ligada.

Tente mantê-la ligada apenas nos períodos noturnos mais escuros, das 20:00 às 4:00, por exemplo, mantendo-a desligada no restante do dia. Caso queira restringir ainda mais o horário da decoração natalina, mantenha as luzes acesas apenas durante o horário das visitas. Outra alternativa que você pode adotar é manter apenas as luminárias exteriores acesas quando todos da casa forem dormir.

Dialogue com todos os envolvidos

Um grave erro que costuma ser cometido durante a elaboração de um projeto desse tipo é a de fazê-lo sem consultar as outras pessoas que serão afetadas pela iluminação, como os membros da própria família ou os funcionários da empresa para a qual ela está sendo pensada.

O diálogo com as pessoas permite uma maior participação e identificação com o projeto, assim como a probabilidade de ele vingar e dar certo. Reúna-se com os envolvidos e estabeleça as principais metas e objetivos, e veja quais elementos devem ser inseridos ou destacados na iluminação.

Embora a participação seja fundamental, você precisa manter uma certa autoridade para que as decisões não virem uma bagunça, com elementos desconexos e sem harmonia. Caso fique muito difícil decidir por eles, faça uma votação.

Escolha uma empresa de confiança para a compra do material

Falamos anteriormente que a qualidade do produto final é fundamental para determinar o sucesso do projeto de iluminação da decoração de Natal. Dessa forma, nada melhor do que optar por uma empresa confiável e com experiência no mercado.

A Iluminim apresenta todas essas credenciais, pois possui um corpo técnico qualificado para indicar as melhores opções para as suas necessidades e gostos. Com uma loja física desde 2010 e e-commerce há 8 anos, seu principal objetivo é oferecer boas soluções de iluminação para as mais diversas áreas.

Além disso, ela é especializada em luminárias de LED, que oferecem eficiência e economia, além de disponibilizar uma plataforma online acessível e bastante prática, com muitas opções de iluminação para você utilizar na sua decoração natalina.

Como vimos neste post, a iluminação de Natal precisa levar vários elementos em consideração para que funcione de maneira adequada e de forma eficiente. Por isso, siga as dicas que sugerimos ao longo deste artigo e planeje a decoração com muita paciência e atenção.

Agora que você já sabe como fazer a decoração natalina da sua casa ou empresa, confira nossa loja virtual. Nossa equipe de profissionais terá o maior prazer em ajudá-lo!