Tempo de leitura: 5 minutos

Você tem um supermercado? Quer que os seus clientes se sintam bem quando frequentarem o seu estabelecimento? Então, você precisa saber tudo sobre o assunto deste post: projeto de iluminação para supermercado.

É claro que um ambiente iluminado da forma correta garante que os colaboradores e clientes se sintam confortáveis. Portanto, se o fator “iluminação de qualidade” ainda não está na lista de prioridades do seu supermercado, você precisa revê-la com urgência!

Preparado para uma enxurrada de conhecimento? Então, siga na leitura!

Como um projeto de iluminação deve ser feito?

Há sempre a possibilidade de contratar um profissional para projetar a iluminação do seu supermercado, mas fique sabendo: tal tarefa não precisa ser destinada apenas aos especialistas! Você também pode fazer o plano luminotécnico do estabelecimento.

O primeiro passo é observar o supermercado e avaliar as necessidades do ambiente. Quais são os pontos fracos e fortes de cada canto? Há alguma seção que está sendo desvalorizada por falta de iluminação? As frutas e legumes estão recebendo as luzes corretas? Perceba e tome nota sobre tudo!

Vale deixar claro que, caso você decida planejar e executar todo o projeto, será necessário muito estudo e informações. São diversas categorias de iluminação que podem melhorar o ambiente e o visual do supermercado. Por isso a primeira dica de ouro é: estude sobre as possibilidades, assim você vai saber exatamente o que deseja para o local e também como reproduzir o que gostar.

Quais são os tipos de iluminação possíveis?

A iluminação correta pode ser uma grande aliada do seu negócio, tanto para auxiliar a conservação dos alimentos quanto para agregar um visual impactante aos produtos expostos nas prateleiras. Lembre-se que cada ambiente do supermercado pede um novo jeito de ser iluminado.

A adega do comércio é um bom exemplo: o que você deseja que os clientes sintam ao entrar na área de vinhos e bebidas finas? Provavelmente as palavras aconchego, conforto e sofisticação surgiram na sua cabeça. Para alcançar o clima, aqui vai outra dica: invista em luzes amareladas! Afinal, uma área tão especial merece um clima diferenciado, não é mesmo?

Mas não são apenas as cores das lâmpadas que podem interferir positivamente o projeto. Há diversas formas de iluminar corretamente o seu supermercado. Veja quais são as opções.

Iluminação direta

Para aquelas prateleiras de destaque, como as que ficam no meio dos corredores, guardando os produtos em superofertas, a iluminação direta é perfeita, já que as lâmpadas com essa característica podem ser direcionáveis e dão aquele up e chamam total atenção para os objetos em questão.

Se você quer que algum local ou detalhe especial receba muitos olhares, já sabe qual é a maneira correta de iluminar. Para adquirir essas qualidades, conte com as dicroicas LED ou até mesmo com os refletores.

Iluminação indireta

Eis aqui uma forma inovadora de iluminar o supermercado. Nela, as lâmpadas não aparecem, o que dá um charme todo especial para o projeto. A incidência das luzes se dá de uma forma mais suave e requintada.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a iluminação indireta não depende de um teto rebaixado de gesso, mas de qualquer um que permita fazer o recorte no material. Além do gesso, o PVC é também uma boa opção de viabilizar a iluminação indireta.

Dois ótimos ambientes para fazer uso dessa forma de iluminar são o hall de entrada e a praça de alimentação. Isso porque nos dois lugares há a exigência de climas intimistas e aconchegantes, tudo que uma luz suave, como a indireta, pode proporcionar.

Iluminação difusa

Essa opção é a mais utilizada em projetos luminotécnicos de supermercados e não é à toa: essa iluminação garante que o espaço seja iluminado por igual e não tenha intervenção de contrastes.

Outro ponto positivo desse modo tradicional de iluminar é não exigir muitas mudanças na estrutura do local para a adaptação e também de lâmpadas, pois todas elas são instaladas no centro do teto.

Tecnologia LED

Não importa se você está pensando em reformar o seu mercado ou se está construindo do zero: existem algumas mudanças que podem parecer mínimas, mas que fazem toda a diferença. Uma delas é a substituição das lâmpadas comuns pelas de tecnologia LED.

Essa troca garante que o ambiente se torne melhor iluminado, uma vez que o LED transforma 90% da energia em luz. Em contrapartida, as lâmpadas incandescentes apresentam uma taxa de 20%. Outro ótimo ponto para se destacar é a falta de necessidade de manutenção das lâmpadas LED. Economia nunca é demais, não é mesmo?

Quais são as vantagens de um bom projeto de iluminação para supermercado?

São diversas as dicas para renovar o projeto de iluminação do seu supermercado, não é? Mas você já parou para pensar em que aspectos você e o seu comércio terão vantagens nessas mudanças? Preparamos uma lista de algumas delas. Veja!

Maior economia

Já comentamos no tópico sobre tecnologia LED, mas nunca custa ressaltar. Há grandes diferenças na substituição das lâmpadas comuns pelas de LED. A mais aparente de todas é a economia.

A incidência de manutenções gerais é baixa e o consumo de energia desse tipo de lâmpada também é inferior, tudo de bom para o seu bolso. Falando em bolso, sabe aquela história de precisar trocar de reatores de tempos em tempos? Se a mudança de tecnologia for feita, isso não vai mais existir!

Produtos frescos e bonitos por mais tempo

A iluminação comum, feita por lâmpadas fluorescentes, emite calor e luz UV. Nenhum desses fatores são benéficos para as frutas, verduras e legumes. Utilizando o LED você garante que nada disso interfira na qualidade dos produtos, além de ter a segurança que a textura de cada alimento será realçada.

Sem contar na diminuição drástica do aparecimento de moscas e mosquitos sobre os alimentos. As lâmpadas LED não atraem insetos: ponto para a higiene e boa aparência do mercado!

Melhoria do ambiente

Pense em todos os pontos para os quais você deseja (e conseguirá) atrair os olhares dos clientes utilizando a iluminação direta e em como as pessoas que circulam no ambiente se sentirão melhores e mais confortáveis quando lâmpadas corretas forem instaladas no supermercado!

Você pode agregar — e muito! — ao seu supermercado fazendo pequenas mudanças no planejamento luminotécnico. Isso, combinado com produtos de qualidade e bom atendimento, é a chave do sucesso do seu negócio.

Não há como discordar: mesmo com um esquema arquitetônico perfeito, se o seu supermercado não tiver um projeto de iluminação bem pensado, todas as outras qualidades serão em vão.

Um erro comum é a utilização de lâmpadas erradas ou em locais incorretos, pois isso afeta a visibilidade e clareza dos produtos, interferindo até no tempo que o consumidor passa no ambiente, que será mais curto. É claro que você não quer expulsar os fregueses, certo?!

Então, a relevância de um bom projeto de iluminação para supermercado ficou clara? Sabendo da influência das luzes em ambientes comerciais, você precisa ler o post a seguir e ir além: descubra mais sobre a importância da iluminação na vida das pessoas!