Na vida, poucas certezas temos, mas uma delas é: boa iluminação não se dá ao acaso (a não ser que o sol ajude)… Brincadeiras à parte, hoje nós vamos conversar sobre o ângulo de abertura da lâmpada. Uma iluminação eficiente e funcional é indispensável para qualquer projeto luminotécnico. Nesse sentido, é de suma importância saber como o ângulo de abertura da lâmpada poderá ajudar na criação de uma iluminação adequada, a qual esteja em harmonia com o ambiente. A escolha da luz adequada exige estratégia e conhecimento sobre o assunto. Se você deseja saber mais sobre ângulo de abertura, siga a leitura, porque este texto é para você! 

O que é um ângulo?

angulo

Você se lembra das aulas de matemática? Algum tempo já passou desde que você aprendeu esse conteúdo, não é mesmo?! Não se preocupe, vamos começar do início: ângulo é a medida da abertura entre dois segmentos de reta. Desse modo, existe um número que está relacionado com cada abertura entre duas semirretas.

Como se classificam os ângulos?

lampadas

Os ângulos que são pertinentes à iluminação podem ser descritos em:

  • ângulo reto tem medida de 90º graus;
  • ângulo obtuso tem medida maior que 90º graus e menor que 180º;
  • ângulo agudo tem medida menor que 90º graus;
  • ângulo raso tem medida de 180º graus.

    O que é ângulo de abertura?

lâmpadas

O ângulo de abertura é o termo referente ao grau em que uma determinada quantidade de luz é emitida. Tal medida é sempre obtida através da fonte luminosa (lâmpada) e depende da intensidade de iluminação gerada (Lúmen). 

É importante saber o ângulo de abertura das fontes luminosas para criar uma iluminação adequada e que esteja em harmonia com o ambiente no qual está inserida.

Como calcular o ângulo de iluminação?

LÂMPADAS

Para calcular o ângulo de iluminação, divide-se o metro quadrado do espaço pela quantidade de fluxo luminoso da lâmpada. No entanto, esse cálculo é apenas uma base para se chegar ao mais próximo do resultado considerado como ideal, no entanto deve-se ter em conta que cada ambiente possui suas próprias características. 

  • Quanto menor o ângulo de abertura de uma lâmpada, menor será o seu feixe de luz. 
  • Quanto maior o ângulo de abertura de uma lâmpada, maior será o feixe de luz.

Tipo de lâmpada e ângulo de abertura

Lâmpada

  • Em relação às lâmpadas LED: 

Possuem feixe de luz fiel ao seu ângulo de abertura, praticamente não há luz dispersa, sendo o modelo ideal para focar em objetos e áreas específicas.

  • Em relação às lâmpadas fluorescentes: 

Apresentam maior dispersão de luz, não sendo indicadas para destacar pequenas áreas específicas. Sendo ideais para espaços maiores como escritórios e quartos.

Fique atento

Lâmpadas

Compreenda qual a sua necessidade e quais os diferenciais do seu espaço. Se o ambiente, por exemplo, tiver um pé direito alto, você precisará de um tipo de iluminação. Se você quiser destacar determinado detalhe da decoração, talvez precisará de outro tipo de iluminação. 

Para espaços grandes, deve contar com lâmpadas com um ângulo de iluminação aberto. Se preferir concentrar o feixe de luz sobre uma zona concreta, é aconselhável instalar uma lâmpada com um ângulo de iluminação fechado.

 

Aplique o seu conhecimento e transforme a iluminação do seu espaço!

A leitura ajudou você a descobrir o que é ângulo de abertura? Então coloque o seu conhecimento em prática e escolha as melhores lâmpadas no nosso site