Tempo de leitura: 3 minutos

Criar ambientes agradáveis, simplesmente controlando um botão e, de quebra, economizar na energia elétrica, parece ser uma boa ideia, não é mesmo? O dimmer é capaz de proporcionar tudo isso para a sua casa.

Mas, afinal, você sabe o que é um dimmer? A seguir, explicaremos o que é, suas vantagens e como escolher um. Continue a leitura!

Por que usar um dimmer?

Se o dimmer for utilizado de maneira consciente e correta, ele pode diminuir razoavelmente o valor da conta de luz da sua casa.

“Mas, como um pequeno botão de girar pode significar economia?”.

Explicamos: o dimmer é um dispositivo que regula a intensidade da iluminação do ambiente, portanto, se você e a sua família aproveitarem ao máximo das vantagens dessa ferramenta na residência, o consumo de luz será menor e, consequentemente, o valor da fatura também!

Outro fator a ser considerado é o visual aconchegante e confortável que a “meia luz” oferece aos moradores. Com um dimmer instalado no seu quarto, você pode repousar e ler um livro, com a luz mais baixa, sem que agrida os seus olhos, mas que, ao mesmo tempo, permita a leitura.

Como funciona?

O dimmer é um aparelho que possibilita a variação da luz do ambiente, ele pode controlar uma lâmpada ou um conjunto delas. O funcionamento do sistema é simples de explicar: a presença de resistores ajustáveis no interruptor permite que aconteça algo denominado como “resistência nas cargas elétricas”, fato que possibilita o controle da iluminação por um botão.

Quais são as vantagens?

Como dito, a substituição dos interruptores comuns pelo dimmer apresenta uma economia considerável.

Mas, não vá pensando que o dimmer só é vantajoso para o bolso. Esse sistema oferece ao ambiente uma iluminação propícia para cada ambiente do dia. Na hora de levantar da cama até no momento de uma relaxante leitura noturna, a iluminação da sua sala, quarto ou qualquer outro cômodo pode ser melhorada para cada necessidade.

Os climas diferenciados pela intensidade da luz podem também ser controlados por meio de controles remotos (para essa comodidade é preciso adquirir um dimmer de modelo mais atual).

Como escolher o dimmer?

É certo que a sua família merece todas essas vantagens, mas você sabe qual dimmer escolher? Para tomar a decisão certa, é preciso prestar atenção em alguns pontos. São eles:

  • quantas lâmpadas serão controladas pelo dimmer?
  • quais são os modelos delas?
  • funcionam em qual potência?
  • a tensão do circuito é 220V ou 127V?

Existe um modelo de dimmer ideal para cada situação, além dos que controlam lâmpadas, há também as versões que regulam a intensidade da luz de fitas de led, muita inovação, não é? Pensar nessas perguntas que pontuamos é garantir o sucesso da sua compra e da instalação.

Como saber se as lâmpadas são dimerizáveis?

A instalação do dimmer garante um cômodo aconchegante, mesmo que as lâmpadas a serem dimmerizadas sejam brancas. Tudo isso por conta da possibilidade da variação de luz, oferecida pelo aparelho.

Porém, é necessário prestar atenção no funcionamento dessas lâmpadas para conferir a possibilidade de dimerizá-las. Para isso, é preciso confirmar com o fabricante, ou conferir a informação nas embalagens, se elas são de LED, dicroicas ou fluorescentes. A Iluminim oferece diversos modelos de lâmpadas dimerizáveis, podemos citar os plafons, as fitas led e os modelos AR.

Gostou de saber o que é um dimmer? Imaginamos que você deve ter pensado que não deveria ser tão simples assim conquistar tantas vantagens apenas instalando um interruptor. No entanto, ao longo da leitura esperamos que você consiga ter entendido que o dimmer é mesmo um sistema simples que oferece diversos benefícios para casa e seus moradores.

Confira agora esse produto do nosso e-commerce: um dimmer com controle remoto para fitas de led. É a tecnologia de ponta para a iluminação da sua casa!