Tempo de leitura: 3 minutos

Você escolheu fazer parte de um mundo sustentável e mais limpo, decidindo trocar as lâmpadas da sua casa por lâmpadas e luminárias de LED e logo depois percebeu que toda iluminação do ambiente pode ser de LED?

Meus parabéns! Foi uma ótima escolha! Se você possui uma área externa e deseja saber como instalar refletor LED, o post de hoje mostrará a você os benefícios da iluminação em LED para fortalecer sua decisão pelo sustentável, bem como, dará o passo a passo dessa instalação para que tudo fique perfeito. Acompanhe!

Vantagens em ter um refletor LED em relação aos refletores tradicionais

Um refletor de LED possui uma maior resistência ao contrário dos tradicionais, pois ele pode permanecer em uso por até 50.000 horas, ou seja, duração 6 vezes maior do que um refletor convencional.

Outra importante vantagem do refletor LED está na luz emitida que é de ângulo 120º, o que faz com que ela se espalhe por todo ambiente em vez de se concentrar em uma só área. Isso tudo é claro sem esquentar, diminuindo consideravelmente a possibilidade de curtos.

Como instalar refletor LED?

Confira a seguir os passos para instalar refletor LED da maneira mais adequada.

Trabalhe com segurança

Avalie o local antes da instalação. Os pontos a serem ponderados são:

  • se há capacidade de iluminação do seu refletor de LED será bem aproveitada;
  • se a energia está totalmente desligada;
  • se há tubulações ou outros tipos de instalações elétricas, muito próximas ao local do seu refletor;
  • se a voltagem está correta. Caso o local onde o refletor LED for instalado não precise de muito fluxo de luz, é recomendado refletores de 20 e 30 watts, eles servirão para iluminar bem o ambiente. Agora se houver necessidade de mais luz, como em um estacionamento, por exemplo, a recomendação é de 100 watts.

Identifique cada fio

Agora, a próxima etapa é identificar cada fio corretamente. Você verá o fio terra (geralmente amarelo listrado de verde ou somente verde), o fio fase (geralmente preto, vermelho ou marrom) e por fim o fio neutro (geralmente na cor azul).

Cada fio tem o seu respectivo conector inclusive o fio terra, importante condutor de energia para um local seguro. Fazer o aterramento devidamente garante a segurança de sua instalação.

Conecte os fios

Depois de identificar cada fio que será utilizado, você deverá ligar o fio terra ao conector de aterramento respectivo, e conectar o fio azul (neutro) no receptor neutro e o fio vermelho (fase) no receptor fase. Você pode usar um conector para instalação ou ligar diretamente fio a fio. Use fita isolante para garantir a vedação completa e segura do fio.

Verifique o posicionamento

Depois de instalado o refletor LED, verifique o posicionamento e altura da luz para que esteja em um ângulo de 90º. É importante que a água de chuvas escorra por completo, pois um bom posicionamento não permitirá o acumulo de água no seu refletor.

Agora que você conhece todas as vantagens da iluminação LED, a economia que fará, a durabilidade dos produtos, e como instalar refletor LED você mesmo, já pode escolher o modelo que mais lhe agrada.

Se você gostou desse post e quer saber mais sobre iluminação, conheça a fita LED adesiva, a novidade que está chamando atenção no mercado!