Tempo de leitura: 3 minutos

A fita LED dupla face é relativamente nova no mercado de iluminação, por isso ainda gera algumas dúvidas em quem pensa em fazer esse investimento. Se você quer saber mais sobre o assunto, está no lugar certo!

No post de hoje, respondemos as perguntas mais frequentes sobre o tema. Você está preparado para virar um especialista sobre essa forma incrível de iluminar e decorar a sua casa?

Como funciona a Fita LED dupla face?

A fita LED possui uma estrutura bem simples, o que torna a instalação extremamente fácil. Todas as fitas da Iluminim possuem fita dupla face para aplicação. Ou seja, a fita LED é dupla face, bastando remover a proteção da cola na hora de utilizar. O mais indicado é que a superfície seja limpa com um pano úmido antes de iniciar o processo.

A dupla face 3M é a melhor disponível no mercado, já que possui um alto grau de fixação, além de não deixar rebarbas no acabamento. E a fita LED é facilmente aplicável: basta plugar a fonte na tomada elétrica e dispor a fita como achar melhor.

A luminosidade emitida pela fita LED acontece por meio de diodos emissores de luz, materiais semicondutores que transformam em luz uma pequena quantidade de energia elétrica. Com a corrente contínua, os pontos de LED espalhados pela fita conseguem formar um brilho luminoso de diferentes intensidades.

Ao fazer a sua compra, observe se a fita já vem acompanhada da fonte, que é a parte responsável por transformar a energia alternada em contínua. A Iluminim possui dois modelos de fita: o primeiro, que vem com um kit completo, incluindo a fonte e todos os acessórios necessários para a instalação; e o segundo modelo (12V) mais indicado para quem planeja fazer alguma emenda com outra fita LED que já possua fonte própria ou para fazer ligação diretamente em bateria.

A fita é à prova d’água?

De forma geral, as fitas de qualidade são à prova d’água. Por funcionar com baixa tensão, o LED é indicado inclusive para lugares úmidos. O acabamento em epóxi ou silicone também garante que não aconteçam queimaduras por contato direto, então as fitas podem ser instaladas em locais de acesso sem problemas.

Mas lembre-se sempre de conferir as especificações de uso ao comprar as fitas LED dupla face para sua casa. A classificação IP mostra qual é o grau de proteção para cada situação. As fitas Iluminim possuem proteção IP65, o que garante resistência contra poeiras, contato por toque e jatos moderados de água.

Essas tipificações abrangem alguns detalhes como contato com líquidos, resistência a impactos sólidos e também ao contato humano.

Por que escolher as fitas LED e quais são suas principais vantagens?

Essa alternativa de iluminação chegou para ficar, pois é a solução dos problemas de quem deseja algo fácil de aplicar e que gere um efeito especial na decoração. Além das opções para todos os tipos de ambientes, as fitas têm vida útil longa de cerca de 50 mil horas de consumo. Para fechar o combo, elas ainda são totalmente sustentáveis, podendo até ser recicladas no fim de seu uso. Ótimo, não é?

Se você está buscando inovar na decoração, dando destaque para apenas alguns pontos dos principais cômodos e até mesmo de móveis específicos, as fitas LED dupla face são uma ótima solução. Dá para usar luzes neutras ou coloridas em espelhos, sancas, cortineiros, prateleiras, nichos, escadarias ou onde achar que combina em seu projeto. Use a criatividade e pesquise soluções!

Gostou de saber mais sobre a fita LED dupla face? Já utilizou no projeto da sua casa? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente sua experiência!