Quando instalamos lâmpadas na nossa casa, queremos que elas tenham o máximo de durabilidade, correto? E, claro, também desejamos que o produto cumpra com as expectativas de segurança que esperamos. Mas, me diz uma coisa: você sabia que existem diferentes tipos e níveis de proteção nas lâmpadas à venda no mercado? Pois, então, isso mesmo! Devemos ficar atentos às especificidades de cada uma, para que tenhamos a certeza de que ela cumpre com a finalidade desejada. No texto de hoje, nós vamos tratar sobre o Índice de Proteção (IP), explicando sua definição, características e funcionalidade. Também vamos trazer algumas informações interessantes sobre o refletor LED. Para que, ao final, possamos responder a pergunta: qual o nível de proteção que o seu refletor LED precisa? Segue a leitura e vamos descobrir!

Unidade de medida de fluxo luminoso

iluminação iluminim

Sabe aquelas certezas que nós temos, mas não sabemos exatamente da onde tiramos a informação? Eu aposto que você acha o que a “quantidade de Watts” de uma lâmpada representa o quanto ela ilumina, certo? Errado! Fique tranquilo, eu também achava o mesmo antes de começar a estudar mais sobre o tema!

Ao contrário do que muitos imaginam, o valor em Watts, aquele que vem estampado na embalagem dos produtos, não indica, diretamente, o quanto eles iluminam, mas, sim, o quanto consomem de energia! A medida em Watts é destacada pelos fabricantes, porque lâmpadas incandescentes, fluorescentes e LED apresentam um consumo diferente umas das outras. O Watt é uma unidade de potência que pode ser obtida pela multiplicação entre a tensão (volts) e a corrente (amperes).

O que indica a unidade de fluxo luminoso é o lúmen (Lm). Através dessa informação, é possível saber o quanto uma lâmpada pode iluminar determinado ambiente. Quanto mais alto for o valor em lúmens, mais intensa é a luz que a lâmpada emitirá.  Para saber a exata eficiência energética da lâmpada, basta dividir o fluxo luminoso (Lm) pela potência (Watts). Quanto mais alto for o fluxo luminoso e mais baixa for a potência, mais eficiente e econômica uma lâmpada será, o que acontece nos casos de lâmpada LED.

Benefícios da lâmpada LED 

iluminação iluminim

A tecnologia LED vem se destacando por oferecer baixo consumo e iluminação de alta qualidade. Para você ter uma ideia, um LED pode produzir, em média, 85 lúmens por Watt, enquanto uma lâmpada do tipo incandescente produz cerca de 15 lúmens por Watt.

Qual o melhor índice de proteção para o seu LED?

iluminação

A proteção do produto e, consequentemente, do consumidor é sempre relevante. Ao tratar de materiais elétricos, é essencial que tenhamos noção da importância da resistência e proteção dos componentes de determinado aparelho, assim como se há isolamento da parte interna, elétrica, contra partículas de poeira e água, evitando danos.

O que é a classificação IP de uma lâmpada?

iluminação

O Índice de Proteção (IP), determinado pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) na norma 60529, classifica e avalia o grau de proteção de produtos eletrônicos contra elementos estranhos, como poeira e água.

O grau de proteção indica a resistência e a adequação do produto para uso em ambiente interno ou externo. Diante da escolha de determinado modelo, é importante ter em conta as condições de temperatura do local, assim como a umidade, ruído e vapores tóxicos.

A norma mencionada apresenta tabelas com valores relativos ao nível de proteção contra elementos sólidos e líquidos. Um produto sempre irá apresentar IP e dois números seguidos. O primeiro número corresponde ao grau de proteção fornecido contra objetos sólidos, já o segundo número corresponde ao grau de proteção fornecido contra líquidos. Quanto maior o número, maior a resistência ao ingresso de corpos estranhos.

Veja as tabelas abaixo:

Sólidos (primeiro dígito)

Nível

Proteção oferecida de acordo com o tamanho do objeto

0

Sem proteção

1

Objetos maiores que 50 mm

2

Objetos maiores que 12.5 mm

3

Objetos maiores que 2.5 mm

4

Objetos maiores que 1 mm

5

Protegido contra poeira

6

Selado contra poeira

 

Líquidos (segundo dígito)

Nível

Protegido contra

0

Sem proteção

1

Derramamento de água

2

Derramamento de água em ângulo de até 15º

3

Asperção de água

4

Respingo de água

5

Jatos de água

6

Jato forte de água

7

Imersão em água de até 1 m

8

Imersão em água além de 1 m

Qual a diferença IP 65 e IP 60?

iluminação

Sendo assim, podemos deduzir que a classificação de IP 68 oferece o maior grau possível de proteção que um produto pode atingir, enquanto a IP65 corresponde a um produto que é completamente à prova de poeira e protegido contra jatos de água. A lâmpada que apresenta IP60 se refere a um produto que é a prova de poeira, no entanto, não oferece proteção quanto a líquidos. E, por fim desse rol explicativo, podemos deduzir que as lâmpadas que apresentam IP20 não podem ser instaladas em ambientes externos, porque não apresentam proteção contra líquidos.

Escolha o produto que atenda às suas necessidades

iluminação

Existem diferentes necessidades diante da iluminação de um espaço. Por exemplo, nas áreas externas, busca-se um produto que não só valorize os elementos, como jardim e piscina, mas que também apresente as especificidades necessárias para lidar com oscilações climáticas, como chuva e sol. No interior de uma casa, não nos preocupamos com intempéries, em compensação a questão decorativa é muito mais levada em conta. Partindo desse pressuposto, ficam claras as distintas necessidades apresentadas por ambientes internos e externos.

Refletor LED

iluminação

A iluminação oferecida pelo refletor LED é muito eficiente, devido ao fato de ser distribuída de maneira uniforme e indireta. Os refletores LED controlam a luz emitida por meio de lentes, não por meio espelhos como os refletores tradicionais, permitindo que o local seja  iluminado em todos os pontos e evitando a criação de pontos escuros.

Muitas pessoas apresentam dúvidas técnicas no momento de escolher a iluminação para a área externa do seu espaço. Isso acontece porque, para escolher a opção que melhor atenda às suas necessidades, é necessário conhecer alguns detalhes do produto. Você sabia que existem opções de refletor LED desde 10W até 1000W? Se não sabia, não se preocupe! Nós trouxemos algumas informações para auxiliar quanto às suas dúvidas:

Refletor LED 50W 

iluminação

O refletor LED 50W é usado, principalmente, para iluminar garagens, portões e fachadas. Apresenta fluxo luminoso de 3000 lumens até 4500 lumens. Têm vida útil de, aproximadamente, 30 mil horas e um alcance de, aproximadamente, 4 metros. São resistentes às intempéries, à água, às vibrações e impactos, apresentando instalação segura que não oferece risco à pessoa que irá instalar. Outro diferencial do produto é que, enquanto os refletores convencionais precisam de reatores para o seu funcionamento, os LED não precisam, o que faz com que o produto funcione de maneira mais rápida.

Refletor LED 1000W

iluminação

O refletor LED 1000W é utilizado para fins profissionais e técnicos, devido a sua grande capacidade de luminosidade. Sendo assim, você não irá instalar ele no jardim da sua casa ou, nem mesmo, na área da piscina. É utilizado em grandes eventos, como shows ao ar livre e eventos de grande porte. Aliás, vale destacar que todos os refletores acima de 300W costumam ser utilizados com essa finalidade.

Refletor solar: uma opção sustentável

iluminação

Utilizar a energia solar a favor da estética da área externa da sua casa e também economizar parece uma boa combinação, não é mesmo? Existe um meio de fazer isso acontecer! Acessível e muito fácil de ser instalado no seu jardim, estamos falando do refletor solar!

O refletor solar substitui a energia elétrica por solar, no momento de iluminar o seu espaço, fazendo isso com qualidade, economia e praticidade. A lâmpada de LED refletora é conectada a uma placa de captação de luz solar. A energia sustentável é coletada e armazenada “dentro” de uma bateria presente no refletor.

E aí, gostou das dicas de hoje?

Ficamos felizes de compartilhar essas informações com vocês! Hoje trouxemos bastante conteúdo para que você coloque em prática nos seus projetos arquitetônicos e luminotécnicos. Para encontrar produtos, visite o site da Iluminim e confira as nossas ofertas, você não vai se arrepender!